segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A flor nasce onde menos esperamos



Certa vez ouvi minha diretora comentando que o cactus era uma planta muito agressiva, cheia de espinhos, pouco amigável. Eu, que era ainda bastante jovem e tinha grande admiração por suas idéias, tomei para mim a mesma opinião. Não só a divulgava verbalmente, como também me recusava a sentir qualquer tipo de interesse pela planta.

Até que um dia, em viagem a Phoenix, descobri que esta cidade está localizada numa das regiões mais secas e desérticas do Arizona. Sendo assim, o morador comum, sem possibilidade de irrigar suas terras, só consegue ter um jardim de terra batida, marrom e seca, com um ou dois cactus adultos, coroados por círculos de pedras.

Então pensei que essas pessoas não têm outra opção, senão amar o cactus, pois é o único tipo de vegetal que se desenvolve em terra tão árida. E me abri para uma nova aventura, a de descobrir o maior número possível de espécies, com suas lindas e coloridas flores, e todos os pássaros que elas conseguem atrair.

Ao longo da vida vamos aprendendo a amar os tempos de deserto, bem como os nossos cactus. Podem até ser espinhosos, mas são nossos. E melhor: ainda conseguem produzir flores.

Hoje, quando entrei no meu escritório, tive uma grata surpresa: o pequeno cactus que comprei há cerca de 3 semanas me presenteou com uma delicada flor verde! Bênção do dia!

6 comentários:

  1. Oi, Tulipinha!!!!

    Que lindo post, mana! Me identifiquei com as tuas palavras...espero que a flor da minha vida seja tão lindinha como esta flor verde!!!!

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Adoro cactos! Ao contrário de você, me apaixonei por eles ainda muito criança e os cultivo desde então...
    Beijos e estou adorando visitar seu blog

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cristina

    Bem-vinda! Hoje já são 3 flores no cactus. Engraçado que a de ontem se fechou. Boa metáfora: não murchou, nem ficou feia. Apenas saiu de cena, discretamente.

    Beijo pra você também!

    Talita

    ResponderExcluir
  4. Oi Talita
    A vida é volátil e é bom perceber que podemos mudar nossa opiniao sobre determinado assunto.
    Também tenho cactos, e acho-os maneiríssimos, as folhas são suculentas e suportam o calor que é nosso clima durante quase todo ano.
    Gostei muito do texto.
    vou voltar só que nao consegui entrar no ícone Seguidores ( talvez precise corrigir o link)
    um abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Talita!

    Gostei da sua visita no meu Blog e a propósito obrigado pelo comentário. Também amo lua, e se está acompanhada por um céu claro cheio de estrelas fico fascinado.

    Gostei do seu cantinho. Já estou seguindo. Você escreve muito bem e consegue extrair coisas que as vezes passam despercebidas no nosso cotidiano. Parabéns!

    Grande abraço,
    Fernando

    ResponderExcluir
  6. Talitinhaaa!!! Saudades...muita muita!!! Ainda ontem estava pensando em vc... e que estou em falta com seu ultimo mail...(Perdoa)... ando doidinha com meu trabalho de final de curso...

    Que lindo texto... que lição maravilhosa... sem contar que o blog ficou maravilhoso... e o site então... simplesmente show!!!
    Vc sabe que amo ler vcs e as aventuras da nossa querida familia Doriana... (aaaaaaaaamo muito muito!!!)

    To muito feliz por te ver escrevendo...
    mil beijos***

    ResponderExcluir